Olá! Tudo bem?
Hoje, a gente veio aqui conversar com você sobre um assunto super delicado para quem ama viajar, mas que tem essa limitação: o idioma. Aliás, mesmo que você fale dois ou três idiomas, essa barreira pode chegar em algum momento – quando viaja a um lugar na Ásia, por exemplo.
Quem fala inglês acaba se dando melhor nas viagens, porque nos lugares com melhor infraestrutura turística sempre existe alguém que vai conseguir se comunicar com você nesse idioma. Nos países hispânicos, também são ótimos para quem fala espanhol e tem facilidade de entendê-los, no entanto, para atividades corriqueiras, como pedir um café no restaurante, o “portunhol” pode funcionar.
Sabe o que sempre sugerimos aqui aos nossos clientes que tenham dificuldade com o idioma local? Primeiro, ter um app no celular que faça a tradução simultânea do que você precisa falar é uma excelente ideia. Por mais que as traduções possam vir um tanto “destorcidas”, algum sentido vai fazer para quem fala o idioma. Para se locomover, o Google Maps também pode te ajudar a percorrer as ruas sem errar a direção.
Vale também se informar sobre palavras básicas antes de viajar: esquerda, direita, saída, entrada, por favor, obrigado, por exemplo.
Outra coisa que consideramos indispensável é que se contrate logo no início da passagem em cada cidade o serviço de um guia falando em português para trazer um pouco do panorama geral do local e algumas indicações sobre o que fazer, onde comer e dicas práticas que podem te ajudar.
Alguns programas que comercializamos aqui na Casa também têm essa opção do acompanhamento de guia falando em português, tanto em roteiros montados exclusivamente para você e seus acompanhantes, como saídas de grupos e cruzeiros.
Um abraço,
Claudia e Fernanda